Qualidade de vida no Brasil: Nordeste vs Sul

by topsegurovida on November 7, 2011


nordeste-ou-sul-qualidade-vida

O Brasil é um país de dimensões continentais, dotados de cenários socioeconômicos, hábitos culturais e até concepções éticas completamente díspares, a depender da região. Em meio a essa profusão de modos de vida, ponderar qual o local oferece as condições mais favoráveis à sobrevivência não é tarefa fácil. Para quem está pensando em modificar os hábitos de vida, como a rotina frenética dos grandes centros, o sedentarismo, a má qualidade de sono e ao mesmo tempo pensa em se mudar para uma região mais tranquila, aderir a algum plano de seguro de vida, etc, alguns fatores devem ser analisados.

longevidade-seguro-de-vida

Segundo o último censo do IBGE, a região Nordeste é a que possui a mais baixa expectativa de vida no país (63 anos), contra os índices mais altos das regiões Sul e Sudeste (69, e 67 anos, respectivamente). Isso nunca foi novidade. Por outro lado, os estados do Nordeste possuem custo de vida sensivelmente mais baixo do que nas regiões meridionais do país, o que pode significar uma rotina de trabalho mais equilibrada, desde a diferença salarial não seja muito grande.

qualidade-de-vida

Os altos índices de poluição atmosférica, congestionamentos diários quilométricos, alta densidade demográfica, estado de tensão e estresse permanente pelo ritmo frenético das principais cidades do Sul e Sudeste preocupam as seguradoras de seguros de vida, levando-as a investir em políticas de conscientização acerca da necessidade de aquisição de hábitos saudáveis e em sintonia com os limites do corpo humano. Muitas Companhias corretoras de seguro individual passaram a oferecer, além de indicação de seguradoras, alternativas de planos especiais que confiram maior qualidade de vida aos segurados como prestação de serviços auxiliares diversos, sorteios de viagens, diárias em spas, etc.

De qualquer maneira, em linhas gerais, para quem possui boa formação profissional, o Nordeste pode ser uma opção melhor em qualidade de vida que, aliada a um bom plano de previdência privada, pode conferir ao precavido uma rotina mais tranquila e que lhe permita conhecer melhor o sabor da vida.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário